Xutos & Pontapés e Ana Ventura

Falar de Ana Ventura é falar de música. Passou pelo jornal e revista BLITZ, é presença assídua nos canais da SIC, criou o M de Música e edita agora “À Minha Maneira”, a biografia oficial dos Xutos & Pontapés, em co-autoria com a banda. Durante 10 anos, deu a palavra pelo mais emblemático jornal de música português – o BLITZ – onde começou por estagiar, em 1998, e chegou, mais tarde, a editora. Em 2006,quando o semanário deu lugar à renovada revista, Ana Ventura fez parte da equipa fundadora e desempenhou a função de coordenadora até 2008.

 

O seu percurso em televisão começou em 2006, na 2ª edição do Rock In Rio Lisboa, quando aceitou o convite da SIC Radical para integrar a emissão em directo do evento, como comentadora. Entre 2008 e 2018, cobriu todos os festivais de Verão transmitidos pela Radical, tendo em 2008 iniciado, também, a sua colaboração com a SIC Mulher, no Delta Tejo (o primeiro festival a ter cobertura neste canal). Durante 10 anos, num alargado espectro de linguagens, Ana Ventura garantiu, assim, à música um rosto e voz capazes de transmitir um conhecimento profundo, pormenorizado e curioso sobre todas as bandas e a própria identidade dos festivais. Desde 2017, na SIC Internacional, conduz, ainda, o programa Em Conversa, com entrevistas a artistas emitidas online e em antena.

 

O M de Música nasceu em 2010, enquanto rubrica permanente nos ecrãs da SIC Mulher, mas, em 2016, cresceu e transformou-se numa plataforma e marca independente. Um programa semanal com carácter biográfico, acompanhado por notícias, críticas, agenda, playlist, fotos e vídeos que entrevistou, até hoje, cerca de 150 artistas. Com estreia semanal em mdemusica.pt, os episódios são também emitidos na SIC Radical e SIC Mulher.

 

2019 é assinalado pela chegada de novos projectos, uma série documental e a edição de um livro. “SuperBockSuper Rock: 12 Histórias Para Sempre” é a série com autoria e produção de Ana Ventura, emitida pela SIC Radical, a propósito das 25 edições do festival. Ao longo de 12 episódios, traçou a história e perfil do evento, a par com o impacto junto do público e da indústria da música em Portugal. “À Minha Maneira” é a aguardada autobiografia dos Xutos & Pontapés, escrita por Ana Ventura com Gui, João Cabeleira, Kalú, Tim e Zé Pedro. Editada em 2 volumes, o primeiro chega às lojas em Outubro. O desafio foi lançado por Zé Pedro, numa conversa em 2008 e, a partir, daí Ana Ventura recolheu testemunhos e relatos inéditos, na primeira pessoa, para contar a história da maior banda portuguesa de todos os tempos.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.